Shaman- Ritual: Minha visão sobre o álbum, e o porque ele é o álbum da minha vida

Hoje irei falar sobre o álbum que marcou a minha vida, estou falando sobre o Ritual do Shaman (2002). Quem me conhece sabe da minha paixão e admiração pelo Shaman, e esse álbum foi impactante para mim, as músicas contidas são encantadoras, lembro que fiquei encantada ao ouvir a voz do saudoso Andre Matos, porque ao mesmo tempo que era doce, ela era tão forte como um trovão, fiquei intrigada porque tinha a impressão de ter ouvido alguma vez aquela voz, e me recordo que anos depois assistindo um programa de televisão, foi que me dei conta de que o Andre, era também o antigo vocalista do Angra. A primeira música que eu escutei foi 1 "Fairy Tale",e se transformou em um hino,não vou negar, e isso marcou a minha vida, o significado contido, agradou uma criança de 10 anos, um dos melhores momentos de inspiração do Andre, eu não imaginava ser possível mesclar estilos diferentes em uma única canção. 

E o Andre conseguiu isso com maestria,misturou música clássica que é calmaria, com uma pegada Heavy Metal, um som mais pesado. Porque a princípio parece se passar em uma pequena capela, e confesso que assistia a novela o "Beijo do Vampiro" só por causa disso eu confesso, e claro me chamou a atenção por existir uma grande riqueza sonora, e de detalhes que prendem a atenção a cada audição, na minha casa ninguém gostava desse tipo de música, o que não mudou muito nos dias atuais. Aqui posso citar inúmeras razões pelas quais eu amo cada música contida nesse álbum, já comecei com a "Fairy Tale", e agora vamos passar pela "Ancient Winds", que já chega na minha opinião metendo pé na porta, e mostra o quão fantástico e avassalador seria o álbum, o renascer foi incrível,eu desde nova já era bem curiosa em relação a cultura indígena, até porque tenhoum pouco dessas referências em minha família, e aí com essa música tive a oportunidade de imaginar cada estrofe cantada em meio a um passeio pela natureza,e ao entender essa mescla de influências indígenas, fez com que ganhasse meu coração de vez. 

“Distant Thunder” começa literalmente como uma tempestade, com um trovão, e Hugo com seus solos de guitarra deixa tipo a música,puta que pariu perfeita,não há nada que a desabone. É bem visível todo o meu encantamento por esse CD. Andre sabia reger com maestria uma bela canção, e que prendia e ainda até os dias atuais prende a atenção de qualquer um, e assim foi com a "For Tomorrow", o refrão fica impregnado na cabeça, e é envolvente, impossível não gostar dela. 

"Time Will Come", chega de mansinho apresentando uma introdução leve ao piano, e na medida que vai sendo executada mostra toda a velocidade caracteristica do Heavy Metal Melódico, o que deixa a canção interessantissíma. Outra clássica desse cd é a “Pride”, onde eu notei desde o início as grandes influências do Andre,as bandas que ele tinha como inspiração, e tem uma mescla de suas antigas bandas.

"Ritual", quem deu forma a ela foi o Baterista Ricardo Confessori em seu sítio, e a torna tão fantástica, e vale ressaltar que foi muito bem aceito, e é uma das músicas que eu consegui fazer muita gente gostar do Shaman por isso. “Blind Spell”, chega para agradar a poucos, e eu fiquei tipo,poxa cara como assim não gosta da música?, é tão perfeita,e tem um refrãoalucinante e um bom solo de guitarra. "Here I Am" tem uma pegada típica do jeito que Andre cantava,e que sempre vinha carregada com a grandiosa abertura,refrão bem acelerado, e o piano que toca qualquer alma,aqui não temos o peso e a agressividade de Hugo Mariutti como nas músicas melódicas, e sim mostra toda a sua agressividade a frente do seu instrumento, e finalizo com a "Over Your Head", que vem para mostrar toda a habilidade e agilidade do melhor baixista Luís Mariutti, não posso deixar aqui de mencionar o quão grandioso é o trabalho do Luís, não apenas no Ritual, como em todos os outros álbuns já lançados.

Há um tempo tive contato com o Luís, e é um dos caras bem mais acessíveis,e conheci muito mais histórias sobre o Ritual em lives com o Luís, poderia aqui me estender em mais linhas sobre esse álbum, se minha vida tivesse um top 10, com certeza esse álbum estará em primeiro lugar, como há muitos anos está, finalizo por aqui,espero que tenham gostado de conhecer o porque esse é um dos grandes motivos pelo o qual "Ritual", é o álbum da minha vida.

 




Comentários