Dall: "Espero que nosso álbum seja o primeiro de muitos"



Olá pessoal, eu sou Ester do Rock e suas vertentes, e correspondente do programa Hoje Também É Dia De Rock-em Goiás, e hoje temos entrevista com o guitarrista da banda Dall de Porto Alegre.

Seja bem - vindo, Rodolfo!

Rodolfo: Muito obrigado!

Rock e suas vertentes: Quando surgiu a banda e o porquê deste nome?

Rodolfo: A banda surgiu como uma iniciativa minha, em 2017. Botei um anúncio no facebook que estava querendo montar uma banda (tinha até algumas músicas prontas) e conheci o Pedro e o Neni assim (risos).

 Já o nome veio do conceito que queria que a banda tivesse: a mistura de várias influências, gêneros e elementos musicais em geral. “Dall” é a preposição “de” em italiano, e estando ela solta, sem nenhum vocábulo após, pretendemos passar a ideia de que não estamos presos a nada muito específico.

Rock e suas vertentes: Já tem alguma música que será lançada em avulso esse ano?

Rodolfo: Então, estamos trabalhando em algumas músicas novas pra lançar nosso primeiro álbum (temos apenas EP’s por enquanto). As gravações deram uma atrasada, mas creio que talvez seja possível já lançar algum single ou outro do álbum esse ano! Vamos ver como as coisas vão andar.

Rock e suas vertentes: Além de músicos, vocês tem outra profissão? Se sim como conciliam com a música?

Rodolfo: Sim! É um grande desafio conciliar, a gente precisa ter muita organização e muitas vezes fazer as coisas da banda em horários desonestos. Mas o mais difícil acho que não é nem isso, mas sim que moramos todos em cidades diferentes (risos). Mesmo assim a gente dá um jeito de fazer acontecer.

Rock e suas vertentes: Nos conte um pouco sobre Renascer, que ganhou uma versão em Espanhol, o que acharam?

Rodolfo: Renascer foi a primeira música que fizemos em conjunto (as outras eram todas composições só minhas). Temos um grande carinho por essa música e até hoje é uma das que o pessoal mais gosta. A versão em espanhol surgiu como uma ideia do Neni mais ou menos um ano depois.

Rock e suas vertentes: Tem shows agendados para os próximos meses?

Rodolfo: Estamos mais focados na gravação, mas temos em Sapucaia do Sul no próximo mês e mais alguns que estamos negociando.

Rock e suas vertentes: Qual a importância das letras nas músicas de vocês?

Rodolfo: Acredito que as letras da músicas (juntamente com as melodias, nosso posicionamento, etc) é um componente fundamental para expressar o que acreditamos e consequentemente atrair um público que se identifica com isso também.

Rock e suas vertentes: Em que ponto se encontra o trabalho de vocês atualmente?

Rodolfo: Acredito que ainda esteja em estado insipiente, pois por mais que estejamos juntos desde 2017, somente nos últimos tempos que estamos nos profissionalizando mais. Realmente espero que nosso álbum seja o primeiro de muitos!

Rock e suas vertentes: Quando decidiram transformar o "EP Três Vidas" em um curta-metragem?

Rodolfo: Desde que concebemos a ideia do Três Vidas, o plano era fazer esse “clipão”, uma historinha que unisse os três clipes das três músicas. O Neni sugeriu que haveria uma concordância nos assuntos das três músicas que tínhamos e sugeriu a ideia. A gente curtiu e fez.

Rock e suas vertentes: Como vocês fizeram para se manter durante a pandemia?

Rodolfo: Então, durante um tempo, quando a situação tava mais grave, a gente ficou parado mesmo. Depois voltamos a ensaiar focando nessas músicas novas que estamos gravando e fizemos algumas lives também. Uma delas foi nosso “show de lançamento” do Três Vidas. Ficou salva aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ReO0JfJqhfU&t=

Rock e suas vertentes: Quais são as influências de vocês?

Rodolfo: Temos uma característica de sermos todos muito ecléticos! Inclusive temos um grupo no whats só focado em nos mandarmos músicas que achamos legais, e lá aparece de tudo um pouco (risos). Ainda assim acho que consigo citar algumas bandas e artistas mais famosos que nos inspiramos mais: O Rappa, BRAZA, Sticky Fingers, Daft Punk, Paralamas, Tash Sultana.

Rock e suas vertentes: Como definiria a evolução musical de vocês?

Rodolfo: putz, difícil essa pergunta, me fez pensar... Ultimamente estamos explorando mais uns synths, aprendendo a mexer com isso. Eu, em particular, tenho uma certa influência da música eletrônica. Acredito que as músicas novas terão bastante. Porém, ao mesmo tempo, muitas das músicas novas tem bastante características de rock.
Então, não sei, acho que isso é muito espontâneo na banda. Mas estamos sempre tentando melhorar e buscar novas referências, em variados estilos.

Rock e suas vertentes: Quais músicas vocês recomendariam para quem ainda não conhece o som de vocês?

Rodolfo: Olha, geralmente o pessoal do rock gosta muito de Renascer. Já a galera que gosta de música mais calminha e chiclé gosta de À Convivência. Muita gente gosta de Sol de Farol também. Então eu indicaria essas três de início (risos).

Rock e suas vertentes: O que você considera ser a chave do sucesso?

Rodolfo: putz acho que tem muitos fatores envolvidos no sucesso. Creio que o amor ao que se faz, disciplina de trabalho, visão estratégica e capacidade de se relacionar com as pessoas é fundamental pra isso. Mas acho que precisa também um senso de oportunidade e um pouco de sorte.

Rock e suas vertentes: Como funciona o processo de gravação?

Rodolfo: Temos a felicidade de contar com um produtor musical na nossa banda! O Neni nos produz. Ele inclusive está finalizando a construção do estúdio dele. Pra nós funciona assim: A gente arranja juntos as músicas no ensaio e depois quando elas tiverem redondinhas a gente grava.

Rock e suas vertentes: Costuma ensaiar como se estivesse num show ao vivo, para aperfeiçoar sua performance (e decorar todos os detalhes a ponto de improvisar sem riscos)?

Rodolfo: claro! Sempre quando tem algum show a gente pensa no repertório, tempo de show, público, detalhes técnicos, enfim... Sempre é necessário dar alguma personificação.

Rock e suas vertentes: Está comprometido a encantar sua plateia TODA vez que se apresenta, independentemente de onde está e quantas pessoas estão assistindo?

Rodolfo: com certeza! A gente se esforça ao máximo.

Rock e suas vertentes: Você normalmente toma decisões sábias e bem pensadas no dia-a-dia (procura conselhos de pessoas mais experientes)?

Rodolfo: Muita coisa a gente aprende na marra né. Mas sim, estamos sempre de olho no mercado e buscando as melhores práticas.

Rock e suas vertentes: Possui uma base de fãs forte, fiel e incondicional que promove sua banda e funciona como defensores e promotores de rua?

Rodolfo: não tanto (risos). Mas temos sim uma galera que gosta do nosso trabalho. Estamos construindo!

Rock e suas vertentes: Sua ética e seus principais relacionamentos estão alinhados com sua carreira e apóiam seus sonhos com empolgação e dedicação?

Rodolfo: Total! Falando por mim, gosto bastante do conceito da Dall. Minha família e amigos apoiam muito também.

Rock e suas vertentes: Costuma ir para o estúdio (pequeno ou grande) para gravar suas músicas, trabalhar arranjos e treinar a arte de gravação em estúdio, de maneira que a gravação capture a energia e vitalidade das performances ao vivo?

Rodolfo: sim! Como temos um produtor musical na banda, temos bastante liberdade dentro do estúdio.

Rock e suas vertentes: Como a música que vocês fazem se conecta com as pessoas que a ouvem?

Rodolfo: Acredito que as músicas se conectam de várias maneiras, visto que passeamos por vários estilos e temáticas nas músicas. Mas acho que consigo pontuar dois principais: um mais “good vibes”, como nas músicas À Convivência, Sobre Viver e Sol de Farol e outro mais reflexivo, como em Renascer, Aurora Modulante e Despertar.

Rock e suas vertentes: Com quem vocês gostariam de dividir o palco um dia?

Rodolfo: olha, se fosse com qualquer um dos que citamos ali nas influências seria incrível!

Rock e suas vertentes: Como artista, qual sua maior dificuldade na música

Rodolfo: Muitas (risos). Desde manter a disciplina para estudar e tocar todos os dias até para manter a banda de pé e capitalizada. Trabalho diário e constante! Mas vale muito à pena.

Rock e suas vertentes: Como vocês enxergam a música de vocês no panorama musical nacional?

Rodolfo: olha, acredito que estamos inseridos dentro do rock porque temos bastante influência do mesmo. Mas também creio que temos uma postura mais conciliadora, pois temos outras influências também e procuramos fazer essa união e comunicação entre os diversos gêneros, tribos e ideias.

Rock e suas vertentes: Qual foi a fase mais difícil para vocês? Houve algum momento em que pensaram em desistir de tudo?

Rodolfo: Tivemos muitos momentos difíceis levando em consideração questões pessoais dos membros da banda. Mas sempre os superamos, principalmente, creio eu, porque nossa relação dentro da banda é muito boa. Eu, particularmente, nunca pensei em desistir de tudo, mesmo quando ocorreram esses obstáculos. Acredito que temos o pé bem firme.

Rock e suas vertentes: Já tem shows agendados para esse ano ?

Rodolfo: Temos sim! Essa é nossa agenda: http://bit.ly/dallshows pra quem quiser acompanhar!

Rock e suas vertentes: Como tem sido as parcerias com as rádios? Rádios que tocam músicas autorais. Ah propósito Ringo mandou um grande abraço para vocês.

Rodolfo: Abração pro Ringo também! Já conseguimos espaço em algumas rádios sim, tem muitas que são bastante receptivas. Outras nem tanto (risos) mas seguimos na luta.

Rock e suas vertentes: Você acha que a presença das mulheres no rock em geral, seja como vocalista/guitarrista, ou qualquer outro tipo de função nas bandas, ou até mesmo nas divulgações contribui para a igualdade de gêneros?

Rodolfo: certamente!

Rock e suas vertentes: Bom chegamos ao fim de nossa entrevista, e eu gostaria de agradecer você por ter aceito o meu convite e do Ringo, e dizer que adorei conhecer um pouco da história de vocês, e desejo sucesso.

Rodolfo: eu que agradeço, Geize! Muito grato pelo espaço cedido e pelo interesse, é sempre uma oportunidade poder falar e divulgar um pouco mais do nosso trabalho. Um abração pra vocês e muito sucesso!

Deixo esse espaço para você falarem o que quiserem para os leitores de vocês.

Rodolfo: Vou deixar alguns links de nossas redes sociais e de streamings para quem quiser nos acompanha:

site: https://dall.art.br

twitter: https://twitter.com/dallmusica

facebook:https://facebook.com/dallmusica

instagram:https://instagram.com/dallmusica agenda: http://bit.ly/dallshows 

Loja: https://lojadall.lojaintegrada.com.br spotify: http://bit.ly/dallspotify

deezer: http://bit.ly/dallzer

tiktok: https://tiktok.co,/@dallmusica

youtube: https://youtube.com/dallmusica



 

Comentários