Indominus: Revelado o nome do novo single, The Saracens, confira a entrevista:


Olá seguidores, eu sou Ester do Rock e Suas Vertentes e correspondente do programa Hoje também é dia de Rock em Goiás, e hoje temos a participação do grande Ronaldo Pitanga, vocalista da Indominus, e está com a gente pela segunda vez em nosso blog, espero que vocês gostem da entrevista!

Seja bem-vindo Ronaldo!

Sabemos que 2022 foi um ano de muito trabalho, lutas, conquistas e também realizações de projetos para vocês, sabemos que em breve será lançada a música "The Saracens", nos conte um pouco sobre a temática da música.

Ronaldo Pitanga: -The Saracens, Os Sarracenos, fala sobre orgulho, resistência e luta contra a escravização de alguns povos do Continente Africano, quando os navios negreiros chegavam na região do Golfo do Benin, que fica no sudoeste da atual Nigéria. Foi daquela região que muitos seres humanos pretos foram subjugados, escravizados e trazidos para o Brasil. 

O que veio à minha memória quando estava escrevendo, mas não está explícito na letra, são os guerreiros Africanos Muçulmanos que também falavam Árabe, eram politizados, cultos e sabiam ler e eram chamados de Sarracenos pelos europeus da Idade Média. Na Bahia também ficaram conhecidos como Malês.

A letra é uma ficção mas há relatos históricos de terem ocorrido embates. O meu interesse não é falar sobre a história na letra, eu apenas pontuo um momento de coisas que podem ter ocorrido. Como o tema é interessante eu até recomendo aos interessados a pesquisarem na internet, tem bastante material disponível sobre o assunto. Recentemente saiu até um filme Norte Americano chamado “A Mulher Rei” que aborda o tema.


Como se deu o processo de criação da música?

Ronaldo Pitanga:Eu me comunico bastante com Bruno Uzêda, nosso Guitarrista, e ele sempre traz composições que dão um trabalho danado pra começar a trabalhar. (risos). Mas deve ser por isso que eu gosto tanto das composições que ele traz, são sempre desafiadoras. The Saracens é uma dessas músicas que me deixaram com uma grande responsabilidade de criar uma letra e melodias à altura de suas composições.

Teremos um vídeo clipe oficial? 

Ronaldo Pitanga: Teremos sim e está programado para ser lançado no YouTube e no Facebook no dia 7 de janeiro de 2023. Basta a galera seguir o link, dar o “like” e apertar o sininho pra receber a notificação do lançamento.
É o primeiro clip que nos vamos lançar, e eu assino a produção do vídeo. É um vídeo simples e sem muitas pretensões. No estilo retrô, gravado em primeiro plano com uma camcorder Sony simples e antiga, no sistema analógico. A ideia foi capturar a atmosfera dos anos 80 e a vibração da banda. Queremos passar a sensação de estarmos tocando ao vivo para as pessoas. Foi gravado em estúdio de ensaio sem maiores produções, é bem simples. O que mais nos interessa é poder levar a nossa música aos Headbangers.

-Você como professor, acha que essa nova música, poderá ser usada pelos seus amigos historiadores para explicar aos alunos a origem dos Sarracenos?

Ronaldo Pitanga: Não foi essa a minha intenção mas você imaginou uma possibilidade muito boa. Porque tem muita realidade que não entra nos livros de Historia criados por aqueles que dominam.
A música pode estimular nas pessoas o interesse por certos assuntos que são obscurecidos, fatos importantes que marcaram as nossas origens. 

Vieram muitos chamados Sarracenos para o Brasil durante o período da escravatura e as pessoas não sabem disso. Que muitos brasileiros são descendentes diretos daquelas pessoas. Aqui em Salvador eles eram chamados de Malês, mas estão espalhados em todo o território nacional. É uma história incrível.
Como Professor de Inglês eu uso certos textos em minhas aulas para que meus alunos possam praticar o idioma falando sobre cultura e história brasileira. 

A Indominus não é uma banda engajada em nada mas sempre procuramos abordar nas letras assuntos interessantes, sempre com muita sinceridade. Assuntos que permitam que os ouvintes possam pensar a respeito e possam levar para os seus próprios imaginários. Junto com a nossa sonoridade. 
Nem sempre eu falo diretamente sobre o assunto mas deixo sempre a entender, seja pelo título ou por uma citação na letra, The Saracens não foge a essa minha maneira de compor a letra.

Deixo com você as suas considerações, e meu agradecimento claro.

Ronaldo Pitanga: Nós da Indominus somos imensamente gratos a você e toda a equipe do Rock & Suas Vertentes, o trabalho de vocês é fundamental para o sucesso do Underground. 

Agradecemos também a todos os amigos das webradios do Brasil e da América Latina que tem tocado as nossas músicas, em especial aqui ao amigo Ringo do Hoje Também É Dia de Rock e a todos que gentilmente cederam seus tempos para lerem esta matéria. 
Unidos somos mais fortes, que 2023 seja de muita saúde e Metal. Hail!

-Muito obrigada pela entrevista, desejo um feliz 2023 para vocês e seus familiares, e que continuemos nossa parceria, sucesso para vocês.

Comentários

  1. Maravilhosa entrevista! Muito esclarecedora e trazendo uma das minhas bandas favoritas! Parabéns ao Ronaldo, a INDOMINUS, e claro, a Geize Ester que mais uma vez conduziu tão bem mais uma entrevista!

    ResponderExcluir
  2. Excelente entrevista excelente músico excelente banda excelente pessoa

    ResponderExcluir
  3. Top top demais já ouvi muito no HTDR

    ResponderExcluir
  4. Show de entrevistas. A Bahia tem rock e é, também Metal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário